20 de junho de 2013

Resenha - A Batalha do Labirinto

Título: A Batalha do Labirinto
Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Série: Percy Jackson e os Olimpianos
Classificação: 4,5|5
Onde Comprar:
Saraiva   Submarino   Travessa   Cultura


Sinopse:
O Monte Olimpo está em perigo. Cronos, o perverso titã que foi destronado e feito em pedaços pelos doze deuses olimpianos, prepara um retorno triunfal. O primeiro passo de suas tropas será atacar e destruir o campo de treinamento dos heróis, filhos de deuses com mortais, que desde a Grécia Antiga combatem na linha de frente em defesa dos olimpianos.
Para assegurar que o refúgio de semideuses, o Acampamento Meio-Sangue, não seja invadido, Percy Jackson, Tyson, Annabeth e Grover são destacados para uma importante missão: deter as forças de Cronos antes que se aproximem do acampamento, no emaranhado de corredores do temido Labirinto de Dédalo – um interminável universo subterrâneo que, a cada curva, revela as mais aterrorizantes surpresas.


Resenha:
Nem esperei pra fazer resenha desse livro, normalmente faço a resenha no dia seguinte ao eu ter terminado de ler o livro, mas abro exceção para esse livro que é simplesmente espetacular! O livro "A Batalha do Labirinto" é o quarto volume de uma série de 5 livros, portanto essa resenha pode conter spoiler dos livros anteriores.
Bem, se você leu o livro anterior, sabe que os gigantes titãs já estão se reerguendo e a batalha está cada vez mais próxima. Queria dizer que esqueci um pequeno detalhe não muito importante na resenha do livro anterior, que foi falar sobre a Rachel Elizabeth Dare, uma garota que ajuda o Percy a fugir dos guerreiros esqueletos em "A Maldição do Titã", tô falando isso porque ela é uma importante peça nesse livro, já que vê através da névoa, ela pode ser uma grande peça para ambos os lados da guerra, pois o labirinto não consegue enganar mortais que veem através da névoa.
Enfim, o exército de Luke arranjou um modo de invadir o acampamento através de uma passagem secreta dentro do acampamento, que dá para o labirinto que foi criado por Dédalo, que tem uma história bem comovente e longa... No começo do livro, Percy está no dia de conhecimento da sua nova escola, o namorado de sua mãe conseguiu uma vaga num colégio onde ele é diretor.
Como o Percy é o Percy, é claro que ele não ia passar desconhecido pelos monstros né!? Na escola ele é atacado por duas empousai que se passam por líderes de torcida, mas na verdade, são vampiras com pernas peludas e mortais, que não foram derrotadas há alguns milhões de anos. Como sua salvadora, Rachel o ajuda a fugir, mas sua tarde com Anabeth se vê estragada, os dois iam ao cinema, mas depois do ataque das vampiras, ele são obrigados a ir ao acampamento, até porque Anabeth teve uma crise de ciúmes.
Lá, eles conhecem Quintus, o novo professor de esgrima que tem um grande segredo que nos surpreende quando revelado. Outra notícia boa: Tyson voltou! É, ele voltou nesse livro das forjas e participa da missão...
A missão desse livro é entrar no labirinto e encontrar Dédalo, o criador de tal lugar, para que ele possa ajudá-los a desorientar Luke, para que ele não possa invadir o acampamento usando o Labirinto. Mas eis as notícias, onde fica a entrada para o labirinto no Acampamento? Como eles vão se orientar estando lá dentro, levando em consideração que todos que lá entram saem malucos? Durante uma corrida para se salvar de escorpiões de treino, eles descobrem aonde fica a entrada para o labirinto e a missão é dada: Anabeth, Grover, Tyson e Percy partirão labirinto à dentro à procura do senhor Dédalo.
A profecia desse é a seguinte:
"Descerás na escuridão do labirinto infinito,
O morto, o traidor e o perdido reerguidos.
Ascenderás ou cairás pela mão do rei espectral,
Da criança de Atena, a defesa final.
A destruição virá quando o último suspiro do herói acontecer..."
Bem, como puderam ver, a profecia que Anabeth ouve do Oráculo só lhe é apresentada por completo no final do livro, pois a personagem fica com medo de falar o final aos outros , já que meche com uma pessoa que ela tanto gosta...  Dentro do Labirinto eles vivem altas aventuras e Percy usa seu poder de mais um pouquinho da conta em uma parte do livro. Nessa parte, ele vai parar na ilha de Calipso, onde se recupera e tem de tomar uma difícil decisão. O livro é demais, pena que Thalia não apareceu nele, aqui a gente descobre a verdade sobre Pã, além de rever os conceitos sobre os filhos de Hades, sim, eu me refiro a Nico, que no final do último livro descobre ser filho de Hades, aqui nesse livro ele vê que está indo na direção errada tentando se vingar de Percy. Também acontece aqui de o titã Cronos se reerguer e uma amostra de como será a grande guerra ocorre no acampamento, só uma carnificina de leve! Os monstros qui são mais amedrontadores do que nos outros livros, o monstro Campe é aterrorizador!
Além de toda a história e aventura que o livro nos propõe, nele recebemos uma mensagem indireta de que é necessário cuidar da natura, essa mensagem é enviada diretamente do deus Pã, que aparece em uma ilustre (e super legal) do livro.
 A guerra em si não é a melhor de todas e ainda achei o livro anterior melhor que esse, ou não, nem sei, quando terminar a série faço um post de todos os livro dizendo o que eu achei no geral da série. Finalmente! Finalmente o beijo tão esperado acontece, não foi a cena toda que eu imaginava que ia ser, mas mesmo assim foi demais! Pensando sobre as atitudes de Percy nos primeiros livros e nas atitudes dele atuais, acho que as atitudes dele melhoraram e muito, ele melhorou na guerra e nas decisões, que antes eram imbecis. Enfim, livro mais que recomendado, nem tive muito pra falar sobre ele, mas confesso que esperava um pouquinho mais, até porque já ouvi muita gente dizendo que esse é o melhor, mas não achei isso. As cenas dos sonhos me deixaram um pouco confuso nesse livro e eu tive de voltar atrás algumas vezes pra entender o que era falado. Livro recomendadíssimo!
Então é isso gente!
Até a próxima!
;)

6 comentários:

  1. Hey, Gabriel!
    Vi seus comentários lá no Um Jovem Leitor e vim conhecer seu blog também, você está de parabéns! Simpatizei bastante com o Letra de Pijamas!
    Bem, da série Percy Jackson e os Olimpianos, o último que li foi A Maldição do Titã. Não me considero totalmente um fã dos livros de Rick Riordan, acho que durante a leitura acabo me cansando desse tema de monstros. Fiquei muito feliz com o primeiro volume da série. Já o segundo desanimei um pouco, o terceiro já foi melhor, agora é terminar A Batalha do Labirinto e ver do que o autor é capaz. ;)
    Ficou muito boa sua resenha!

    Abraço,
    Vini - Um Jovem Leitor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, tem que ter bastante paciência pra ler sobre os monstros, até porque são muitos e às vezes eu tenho até que pesquisar na Wikipedia,kk, mas como tô acostumado com essa coisa de mitologia e milhares de monstros (que às vezes surgem do nada) porque esse foi um dos temas que me fez gostar de livros, quando eu era beeem menor. Eu não gostei muito do primeiro pelo fato deu ter visto antes o filme, aí não tinha nenhuma novidade, já O Mar de Monstros e A Maldição do Titã eu achei melhores. Esse último agora eu não achei tããão bom, fui com muita sede ao pote e me decepcionei só um pouquinho! rs, espero que a resenha tenha te ajudado a decidir se vai ou não ler o livro!
      Obrigado pelos elogios, tenho muito o que aprender ainda, mas espero que o blog cressa bastante!
      Até a próxima,
      Gabriel,
      ;)

      Excluir
  2. ei Gabriel tudo bom?
    obrigada por seguir meu blog, ja estou seguindo o seu :)
    e pode fazer a tag sim, me avisa lá depois para que eu possa ver suas respostas :)

    beijoss
    http://meuvicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou fazer a tag em breve, é que como eu tô na semana de provas, fica meio difícil acessar a internet, mas mando sim, não se preocupe!
      Abraços,
      Gabriel

      Excluir
  3. Olá Gabriel adorei o seu blog, a foto do menininho, lindooooooo, adoro Percy e seus amigos, comprei recentemente o box e ainda estou esperando chegar, em breve tem caixa de correio lá no blog, estava lendo o filho de netuno, mas tive que parar por conta do mês dos namorados, me comprometi com os leitores em ler só livros românticos nesse mês, e depois vou continuar, estou seguindo o seu blog um beijão e te espero lá na cabana. http://www.cabanadoslivros.com.br/ Kívia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kivia!? Tudo bem? Que bom que gostou do blog, o garotinho é legal mesmo né!? Obra de um amigo meu. Eu também li primeiro a série "Os Heróis do Olimpo" pra depois ler a série "Percy Jackson e os Olimpianos", pelo menos pelo que você falou, acho que foi assim, não é? Enfim, já estou te seguindo lá no seu blog, adorei ele! Espero que você continue entrando aqui no blog!
      Abraços e até a próxima,
      Gabriel.

      Excluir

Fala galera! Vamos conversar um pouco sobre os comentários?

-> Eu adoro ler comentários, sério, gosto muito, mas a gente que é blogueiro percebe quando a pessoa leu o conteúdo do post e quando ela não leu. Por mais que você esteja comentando, a gente percebe que você não leu o post e isso não é muito legal, então comente coisas coerentes ao post, por favor, respeito quem escreveu o conteúdo lendo e comentado coisas inteligentes, comentários com "que legal! Comente no meu blog" não são legais.

-> Se você tem um blog de qualquer gênero, vou adorar conhecer. Talvez não vá lá no dia em que você comentou, ou no dia seguinte, mas mais dia menos dia vou conferir lá, e se você seguir o meu, eu sigo se volta sem nenhum problema!

-> Sem ofensas, por favor. Nunca passei por nenhum constrangimento durante o período de existência do blog e nem quero passar, então respeito é bom e todos gostam.

Comentem à vontade!
Abraços,
Gabriel